UnATI > Outras Publicações

Todas as publicações estão disponíveis no Centro

de Referência e Documentação sobre Envelhecimento.

Mais informações pelos telefones:
(21)
2587-7121/ 2587-7199/ 2587-7236

 


Envelhescência

Este livro é um exemplo da contribuição da UnATI/UEA para o Amazonas e o Brasil. Aqui, o Dr. Euler Ribeiro compila uma série de pequenos textos jornalísticos sobre geriatria e gerontologia, que podem auxiliar a todos no entendimento e manejo do envelhecimento.

Autor: Euler Esteves Ribeiro

Editora: UnATI/UERJ, 2008

224 páginas

 


Formação Humana Em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar

O livro está organizado em 14 módulos que correspondem as 14 disciplinas teóricas do
curso, vindo com um Cd em anexo.

Autor: Renato Veras
Roberto Lourenço

Editora: UnATI/UERJ, 2006

344 páginas

 

 

 Cuidadores

Objetiva atender à crescente demanda de formação e capacitação de cuidadores de idosos, resultante do processo de transição demográfica que ocorre no Brasil. Reúne, como um guia prático, uma coletânea de textos com temas indispensáveis à correta habilitação de acompanhantes, principalmente em comunidades carentes. Trata de questões objetivas e variadas como cidadania, aspectos éticos e psicológicos, condições biológicas do envelhecimento, cuidados preventivos gerais e específicos, distúrbios mais freqüentes, alterações de funções fisiológicas e primeiros socorros. Prioriza conteúdos que apresentam linguagem de fácil compreensão e clareza na apresentação dos conceitos.

Veras, Renato (Coord. geral); Caldas, Célia Pereira (Org.). Cuidadores: formação de acompanhantes de idosos (coletânea de textos). Rio de Janeiro: Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Banco do Brasil, UnATI, UERJ, 2008. 175 p.

 

 Perfil do Idoso Brasileiro

Objetiva contribuir na realização de inquérito comunitário com idosos e no desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas e para mais qualidade de vida para a população idosa brasileira. Inclui as emergentes questões do envelhecimento urbano na agenda nacional se inserindo no esforço do campo da Saúde Coletiva para incluir as emergentes questões do envelhecimento urbano na agenda nacional. Reúne, como ferramenta multidimensional, várias áreas da vida do idoso incluindo os aspectos físicos e mentais, atividades do dia- a- dia, situação social e econômica. Disponibiliza uma ferramenta bastante testada, atual e em condições de captar informações necessárias para melhor conhecimento do grupo etário dos idosos. Apresenta em formato de livro o Questionário e ao Manual, incluindo alguns trabalhos realizados no Brasil baseados nos instrumentos atendendo de forma mais rápida às constantes solicitações de alunos e profissionais das áreas de Gerontologia e Saúde Coletiva.

Veras, Renato; Dutra, Sidney. Perfil do idoso brasileiro: questionário BOAS. Rio de Janeiro: UnATI, UERJ, 2008. 98p.

 

 Tanatologia Vida e Finitude

Apresenta informações gerais sobre velhice, morte, finitude, Bioética e cuidados paliativos. Aborda temas como a compreensão entre o nascer e o morrer, o envelhecimento biológico, os direitos do paciente idoso. Relata a relação da morte com envelhecimento, a Medicina, a Psicanálise e o ensino médico. Relaciona a terminalidade, a morte  e os cuidados paliativos à Bioética. Conceitua e define Bioética, mostrando a evolução do termo, e a relaciona aos Direitos Humanos.  Mostra as diferenças entre a Ética a Moral e o Direito. Relaciona algumas iniciativas individuais e institucionais sobre Bioética no Brasil.

Ribeiro, Euler Esteves. Tanatologia: vida e finitude. Rio de Janeiro: UnATI,UERJ, 2008.145 p. il.


Terceira Idade: Gestão Contemporânea em Saúde 

Reúne textos sobre organização e acesso aos serviços de saúde. O primeiro, vencedor do Prêmio Abramge de Medicina 2000, apresenta um modelo assistencial desenvolvido no serviço de saúde da UnATI. O segundo analisa  as informações do Datasus, banco de dados de saúde do país, destinado à subsidiar a organização dos serviços de saúde. O terceiro, resumo de uma dissertação, aborda a hipertensão arterial com seus fatores de risco e agravos. O último traz as informações do estudo sobre  “Acesso e utilização de serviços de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD)” do IBGE identificando o novo perfil, tendências e demandas do sistema privado e público de saúde.

Autor: Renato Veras

Editora: Reluma-Dumara: UnATI/UERJ, 2002

190 páginas

Inclui textos escritos por: Cláudia S. F. Martins; Maria Angélica S. Sanchez; Nelson A. de Souza Silva; Paulo Henrique Chaves; Renato Veras; Roberto Lourenço


Retratos de Outono

O livro consiste numa coleção de histórias reais, apresentadas em texto leve, ilustrado por artistas e poetas como Vinicius de Moraes. Rugas e cabelos brancos, marcas da experiência, no ensaio fotográfico de Rogério Reis. Consultoria técnica do de Renato Veras.

Autor: João Máximo

Editora: Sextante-Artes,
1999 

168 páginas

 


Terceira Idade:alternativas para uma sociedade em transição

 

O mais recente volume da série “Terceira Idade”, o livro está estruturado em quatro módulos: Aposentadoria – mitos e verdades; Aspectos demográficos e repercussões médico-sociais; Saúde e envelhecimento; e Lazer, arte, cultura e criatividade na idade madura.


Organizador: Renato P. Veras

Editora: Relume-Dumará: UnATI/UERJ, 1999

232 páginas


A saúde do idoso: a arte de cuidar

Trabalho que busca oferecer aos cuidadores e familiares de idosos, bem como aos profissionais e estudantes da área, subsídios para o exercício quotidiano da atenção à saúde do idoso.

 

Organizadora:
Célia Pereira Caldas

Editora:
EdUERJ: UnATI/UERJ,
1998

213 páginas


O arco da velha: poemas para a infância

Coletânea de trabalhos produzidos pelos idosos que freqüentam a Oficina de Poesia para a Terceira Idade sobre temas da infância por meio de registros poéticos.


Organizadora:
Maria Aparecida
Rodrigues Fontes 

Editora:
UERJ: UnATI, 1998

67 páginas


Terceira idade: desafio para o terceiro milênio

O livro dá seqüência ao anterior, tratando de vários aspectos de interesse na temática do envelhecimento - transtornos mentais, uso de medicamentos, relações intergeracionais, memória e trabalho, amizade e velhice, estudante idoso - dentro de uma perspectiva da saúde coletiva

 


Organizador: Renato P.
Veras

Editora:
Relume-Dumará: UnATI/UERJ, 1997

192 páginas


Série “Idosos em movimento: mantendo a autonomia"

O Projeto IMMA produziu dois livros nesta série, apresentando ensaios e pesquisas no âmbito da atividade física para pessoas idosas.

 


Organizadores:
Alfredo G. Faria Junior, Hajime T. Nozaki e Maria das Graças C.  Ribeiro 

Editora:
EdUERJ:  UnATI/UERJ,
1996

137 páginas.


Terceira idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro

Coletânea de textos cobrindo diferentes temas: aspectos demográficos, sexualidade, expressão e criatividade, temporalidade e memória, câncer. Tem como objetivo abranger e divulgar a amplitude das questões presentes no debate sobre Terceira Idade.

Organizador:
Renato P. Veras 

Editora:
Relume-Dumará: UnATI/UERJ, 1995

110 páginas


País jovem de cabelos brancos: a saúde do idoso no Brasil

 O livro discute o processo de envelhecimento populacional brasileiro e suas conseqüências e repercussões sociais e econômicas. Apresenta resultados de pesquisa abordando a saúde e a qualidade de vida dos idosos na cidade do Rio de Janeiro.

 

Autor: Renato Veras

Editora:Relume-Dumará: UnATI/UERJ, 1994

224 páginas


Outras canções de exílio e algumas poesias

Os poemas aqui reunidos são resultado dos laboratórios literários ministrados nas Oficinas de Poesia para Terceira Idade, promovidos pela UnATI. Nessas oficinas, a criação poética vem sendo investigada, não mais como um momento absoluto de um gênio inspirado, resultado de uma visão platônica e/ou romântica, mas como um processo criativo construído artesanelmente, a partir de reflexões sobre o fazer artístico e, principalmente, através de um constante diálogo com o mundo circundante, isto é, como um conjunto de inter-relações possíveis entre o conhecer, o fazer e o exprimir.

Autora: Maria Aparecida
Rodrigues Fontes

 

Editora: UnATI-UERJ,
1995 

64 páginas