UnATI > Selo Editorial UnATI/UERJ

Todas as publicações estão disponíveis no Centro

de Referência e Documentação sobre Envelhecimento.

Mais informações pelos telefones:
(21)
2587-7121/ 2587-7199/ 2587-7236

 
UnATI - UERJ - 10 anos Um modelo de cuidado integral para a população que envelhece.
Apresenta um breve histórico da Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ, destacando suas principais atividades desenvolvidas e serviços oferecidos.

Autor: Renato Veras e Célia Perira Caldas.

Editora: UnATI/UERJ, 2004 

76 páginas

Texto completo em formato PDF

Home Care: uma modalidade de assistência à saúde.
Apresenta um histórico da prestação de serviços de saúde mostrando as várias tendências do setor. Aborda estes serviços no Brasil com dados recentes por falta de registros históricos da assistência domiciliar no país. Aponta a transição demográfica mundial como fator determinante para o desenvolvimento da modalidade de assistência domiciliar. Analisa, apresentando dados estatísticos, a diferença entre o crescimento populacional nos países mais desenvolvidos em comparação aos menos desenvolvidos. Conceitua home care apresentando os vários significados do termo. Descreve a expansão da assistência domiciliar e sua estratégia de desospitalização. Reflete sobre esta nova modalidade de assistência à saúde. Inclui vários dados estatísticos.

Autor: Mendes, Walter.

Editora: UnATI/UERJ, 2001 

111 páginas

Texto completo em formato PDF

Memória e demência: (re) conhecimento e cuidado

Reúne dois trabalhos. O primeiro texto, Oficina da memória - uma proposta de otimização cognitiva para idosos,corresponde a síntese da dissertação de mestrado da médica geriatra Tânia Guerreiro. Aborda questões relativas a promoção do envelhecimento saudável, com especial atenção à performance cognitiva e global do adulto idoso. Traz a experiência de desenvolvimento de uma proposta de intervenção de otimização cognitiva para idosos – Oficina da Memória®. Inclui relato de diversas pesquisas sobre aspectos cognitivos no envelhecimento saudável. O segundo trabalho, Cuidando de uma pessoa idosa que vivencia um processo de demência numa perspectiva existencial, apresenta síntese da tese de doutorado da enfermeira Célia Pereira Caldas. Refere-se a especial atenção que deveria merecer o cuidador do idoso. Aborda, particularmente, o cuidador da pessoa idosa que vivencia processo de demência. As análises estão desenvolvidas a partir de referencial teórico-metodológico apoiado na Fenomenologia segundo a abordagem de Martin Heidegger
Autores: Tânia Guerreiro,
Célia Pereira Caldas.

Editora: UnATI-UERJ, 2001 

209 páginas

 

Texto completo em formato PDF


Desafios a serem enfrentados no terceiro milênio pelo setor saúde na atenção integral ao idoso

Resultado de uma convocação feita à vários profissionais atuantes em Instituições de Ensino Superior e técnicos do Ministério da Saúde objetivando a elaboração da Política Nacional de Saúde do Idoso (PNSI). Aponta a peculiaridade do processo de transição demográfica no Brasil e suas conseqüências epidemiológicas alterando o quadro de morbimortalidade. Apresenta e descreve as diretrizes necessárias para atingir o objetivo da Política Nacional do Idoso. Inclui terminologia e relação de participantes da oficina de trabalho sobre a PNSI.

 

Autor: Gordilho et al.

Editora: UnATI/UERJ, 2000 

90 páginas

 

Texto completo em formato PDF

Velhice numa perspectiva de futuro saudável

Coletânea de artigos abordando temas como o setor saúde em face do envelhecimento populacional, os programas para a terceira idade no Brasil, indicadores demográficos e sociais, automedicação e cuidadores de idosos

 

Autor: Autores: Renato Veras, Marcelo Alves Lima, Tereza Cristina Nascimento Araujo, Maria Isabel Coelho Alves,     Jane Sayd, Marcelo Cardoso Figueiredo, Michel Luciano H. Toledano Vaena e Mabel Imbassahy.

Editora: UnATI/UERJ, 2001 


144 páginas

Texto completo em formato PDF

Mil novecentos e antigamente...

Reúne textos produzidos por alunos da UnATI que integraram um "Oficina", realizada em caráter experimental, cuja finalidade consistia em criar condições para a recuperação de lembranças referentes a histórias vivenciadas ou "ficcionadas" pelos seus participantes..

 

Organizadora: Mabel Imbassahy

Autores: Augusta Alvaralhão, Luis Carlos Valente e Myriam Lanna

Editora: UnATI/UERJ, 2001

148  páginas

Texto completo em formato PDF